15 de janeiro de 2025
Carnaval 2025CidadeCulturaGeral

Festa do povo: Bloco Chame Gente confirma participação no Carnaval 2023

Organizadores planejam lançar boas energias nas ruas do Centro de Taquaritinga, inspiradas na força dos Orixás e na cerimônia tradicional da lavagem das escadarias do Bonfim – considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia.

Por: Gustavo Girotto e Lívia Nunes

Para dissipar a energia da Pandemia do Covid-19, que deixou os foliões em espera por anos, o Bloco Chame Gente evoca a forte presença do sincretismo religioso para colorir, de alegrias, o centro de Taquaritinga.

O tradicional bloco, que é uma das atrações do carnaval taquaritinguense, buscou inspiração na tradicional lavagem das escadarias do Bonfim – considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia. “Vamos fazer uma passagem inédita, observando os protocolos de segurança, e lançando uma carga de energia positiva: uma faxina espiritual para resgatar a alegria dos foliões”, destaca os organizadores do Chame Gente.

O trajeto do ‘Chame Gente’, que reúne inúmeros membros em sua bateria, além dos músicos, manterá a ordem dos desfiles anteriores. “Vamos aparecer antes da Jardineira da Tarde, no sábado e na segunda-feira – em direção ao Bar do Tadao. Esse é o nosso reduto e todos podem participar”, divulgam os organizadores.

O repertório deve ganhar algumas novidades. “Incorporamos músicas que rememoram a tradição dos velhos e bons carnavais do Brasil. Esse resgate cultural também é parte da proposta do bloco. Só temos um propósito: levar alegria aos foliões que, ano a ano, prestigiam o carnaval de Taquaritinga – considerado um dos melhores do interior de São Paulo”, incrementam os músicos do grupo.

A bateria promete embalar os foliões nos dois dias de apresentação.”Vamos agitar os foliões ao som da bateria e encantar o público com o colorido do bloco. De nossa parte, esperem uma retomada de fortes batidas: a bateria é o coração do bloco – e fará palpitar a alegria”, finalizam os organizadores.

Sobre o ‘Chame Gente’

O ‘Chame Gente’ foi fundado, em 2018, por grupo de amigos de Taquaritinga e São Paulo. Desde a estreia, o bloco arrasta multidões nas ruas e redes sociais – link https://www.facebook.com/Bloco-Chame-Gente-265670954371617/. No Nordeste, são comuns nos blocos a participação de bonecos grandes (bonecões) nos desfiles, principalmente na cidade de Olinda (PE). Já blocos de samba-enredo são muito tracionais no Rio de Janeiro. Os líricos são de Pernambuco. Os destaques são para as músicas, frevos e marchinhas carnavalescas antigas. Em São Paulo, há vários estilos: desorganizados e improvisados. As pessoas desfilam nas ruas usando fantasias criativas. Cantam marchinhas carnavalescas, sambas-enredo ou até mesmo músicas relacionadas ao cotidiano ou com temas envolvendo críticas políticas com tom bem-humorado. “O ‘Chame Gente’ é um mix de tudo isso, mas com um grande diferencial: composto pelos frequentadores do carnaval de Taquaritinga.